Leonardo da Vinci

Ele foi um homem que acordou cedo demais na escuridão, enquanto os outros continuavam a dormir
Sigmundo Freud

Pintor, escultor, arquitecto e engenheiro, Leonardo da Vinci foi o talento mais versátil da Itália do Renascimento. Os seus desenhos, combinando uma precisão científica com um grande poder imaginativo, reflectem a enorme vastidão dos seus interesses, que iam desde a biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática.
Durante o apogeu do renascimento, Da Vinci, enquanto anatomista, preocupou-se com os sistemas internos do corpo humano, e enquanto artista interessou-se pelos detalhes externos da forma humana, estudando exaustivamente as suas proporções. A seguinte imagem resulta destes seus interesses.

PERSPECTIVA

Leonardo é o maior mestre no emprego da técnica da perspectiva, através da qual consegue criar a ilusão de profundidade em suas pinturas. Na Última Ceia e mesmo em obras mais antigas, como a inacabada Adoração dos Magos, de 1481, temos a sensação de olhar não para uma superfície plana como a tela, mas através de uma janela que se abre para o interior do quadro. Um esboço preparatório que Leonardo elaborou para a Adoração dos Magos revela, passo a passo, o método que o artista emprega para criar essa ilusão. Ele começa desenhando uma espécie de tabuleiro de xadrez, levemente inclinado, que será utilizado para representar o chão da obra. Depois, vai dispondo todos os elementos nesse tabuleiro, que serve de guia para determinar a posição e a altura de cada parte da composição. Assim, os objetos mais próximos do observador do quadro aparecem proporcionalmente maiores do que aqueles mais afastados, garantindo a perfeita sensação de profundidade.


A técnica tem duas regras básicas. A primeira: as linhas verticais do tabuleiro, apesar de paralelas, devem convergir todas para um único "ponto de fuga", situado no infinito. A segunda determina que uma mesma fonte de luz imaginária deve iluminar todos os objetos representados no quadro. Essa técnica, desenvolvida pelo arquiteto Filippo Brunelleschi (o criador da cúpula da catedral de Florença) na década de 1420, foi formalizada no tratado Da Pintura (1435), de Leon Alberti. Seu objetivo básico é desenhar da forma mais realística possível o tabuleiro de xadrez que serve de base para a construção do espaço em profundidade na pintura.

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